O PAPEL DA REABILITAÇÃO NZEB NO COMBATE À POBREZA ENERGÉTICA
A reabilitação nZEB pode ter um papel preponderante no combate à pobreza energética, proporcionando, para além de uma poupança significativa de energia, condições interiores saudáveis e resiliência relativamente a eventuais subidas dos custos de energia.
A pobreza energética é um conceito que começa a ganhar importância para o desenvolvimento de políticas sociais, de saúde e também de eficiência energética de edifícios. Há vários tipos de definição para este conceito, mas o seu significado está ligado à incapacidade económica de as pessoas aquecerem as suas habitações de forma adequada. A World Health Organization, por exemplo, considera um caso de pobreza energética se o custo de aquecimento da habitação for superior a 10% do rendimento disponível do aglomerado familiar.
A dimensão deste fenómeno é considerável – entre 50 e 125 milhões de pessoas não conseguem suportar o custo de um conforto térmico adequado nas suas habitações. No que diz respeito aos países europeus, a pobreza energética é predominante nos países do Sul, como Portugal, Grécia e Itália (Figura 1). O caso extremo da Bulgária deve ser também referido, com cerca de 40 % da população nestas condições [1].
Para saber mais clique aqui
Fonte: Edifícios e Energia