This is Photoshop's version of Lorem Ipsn gravida nibh vel velit auctor aliquet.Aenean sollicitudin, lorem quis bibendum auci elit consequat ipsutis sem nibh id elit. quis bibendum auci elit.
+ 01145928421 SUPPORT@ELATED-THEMES.COM

Blog

HomeUncategorizedExecução de estruturas metálicas e mistas segundo a norma EN 1090

Execução de estruturas metálicas e mistas segundo a norma EN 1090

A qualidade de execução de uma estrutura metálica ou mista depende do cumprimento de um conjunto de requisitos técnicos que abrangem todas as fases do processo.

A norma de execução de estruturas de aço e de alumínio atualmente em vigor na Europa é a EN 1090. Esta norma contém os requisitos técnicos para a execução das estruturas e constitui a base para a marcação CE das estruturas metálicas e dos componentes metálicos das estruturas mistas aço-betão.

Apenas os componentes estruturais de aço e alumínio, com a correspondente marcação CE, podem ser comercializados na Europa. Desde julho de 2014, todos os fabricantes devem ser certificados pela EN 1090. Em caso de não cumprimento, o Decreto-Lei n.º 130/2013 prevê coimas, contraordenações e sanções acessórias que punem os fabricantes não cumpridores dos termos dispostos. A fiscalização compete à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

Após a sua publicação em 2008, a norma EN 1090 entrou num processo de revisão que culminou com a publicação de uma nova versão em 2017 e 2018. Na nova versão, as 3 partes que constituíam a versão de 2008 foram revistas e transformadas em 5 partes.

A norma evolui continuamente. Num futuro próximo irá referenciar novos temas, como a utilização sustentável de recursos naturais (ciclo de vida dos produtos) e recomendações para a utilização de aços de alta resistência.

A tradução e implementação da norma em Portugal, bem como a participação nas reuniões de trabalho internacionais ao nível do CEN, tem estado a cargo da Comissão Técnica CT 182 do IPQ – Instituto Português da Qualidade.

A CMM – Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista, através das atividades de formação e de assistência técnica às empresas, tem contribuído de forma significativa para a divulgação da EN 1090 em Portugal.

fonte: Construção Magazine