This is Photoshop's version of Lorem Ipsn gravida nibh vel velit auctor aliquet.Aenean sollicitudin, lorem quis bibendum auci elit consequat ipsutis sem nibh id elit. quis bibendum auci elit.
+ 01145928421 SUPPORT@ELATED-THEMES.COM

Blog

HomeUncategorizedEuropa investe dois mil milhões em inovação

Europa investe dois mil milhões em inovação

A Comissão Europeia está a criar um Conselho Europeu de Inovação. Num mercado global onde a tecnologia assume um papel cada vez mais preponderante, a Comissão entende que a Europa precisa de aprofundar a sua capacidade de inovar e assumir riscos.

Com este novo órgão, pretende-se transformar as descobertas científicas da Europa em empresas capazes de proceder a uma mais rápida transposição para uma maior escala. Atualmente na sua fase piloto, o Conselho Europeu de Inovação estará a funcionar plenamente a partir de 2021, no âmbito do próximo Programa de Investigação e Inovação Horizonte Europa.

A fase piloto foi lançada em 2017, com a introdução de concursos gerais e entrevistas presenciais com vista a identificar e financiar as empresas em fase de arranque e as PME mais inovadoras na Europa. Desde então, 1276 projetos altamente inovadores já beneficiaram de um financiamento global superior a 730 milhões de euros.

Os dois mil milhões de euros agora anunciados compreendem o período 2019-2020, abrangendo toda a cadeia de inovação, nomeadamente projetos “Pathfinder”, destinados a apoiar tecnologias avançadas a partir da base de investigação, e “Accelerator”, para ajudar as empresas em fase de arranque e as PME a desenvolverem e a transporem as inovações para uma maior escala até uma fase em que estas possam atrair o investimento privado.

Três empresas portuguesas já selecionadas

Esta segunda-feira, dia 18, foram selecionadas mais 68 empresas em fase de arranque e PME para um financiamento de 120 milhões de euros, ao abrigo da atual fase piloto. Dessas 68, três são portuguesas. A Nano4 Global, uma startup de nanotecnologia para diagnóstico molecular, a I2S, de sistemas informáticos, e a Signium, de consultoria.

A Comissão Europeia propõe afetar 10 mil milhões de euros ao Conselho Europeu de Inovação no âmbito do Horizonte Europa, o programa de financiamento da investigação e inovação da UE para 2021-2027.

A Comissão disponibiliza ainda um guia com a informação-chave sobre o processo.

fonte: Construção Magazine