No âmbito do Pacto Ecológico Europeu, a Comissão Europeia está a preparar o lançamento de uma chamada de mil milhões de euros com o objectivo de “mobilizar investigação e inovação” em 11 áreas, entre as quais a energia limpa, acessível e segura, e a eficiência energética nos edifícios. Até 3 de Junho, os interessados podem dizer o que pensam sobre o tema e as candidaturas terão de ser entregues até Janeiro de 2021.
São mil milhões de euros para distribuir por projectos de investigação e inovação em 11 áreas, entre as quais contam-se a energia limpa, acessível e segura e a eficiência energética nos edifícios. A chamada que a Comissão Europeia (CE) pretende lançar, no âmbito do Pacto Ecológico Europeu, visa “responder à urgência e ambição” da iniciativa europeia, apoiando o desenvolvimento de aplicações piloto, produtos inovadores e projectos de demonstração capazes de promover a transição verde e digital e procurando alcançar a neutralidade carbónica no continente europeu até 2050.
Por agora, a CE está a pedir a opinião das partes interessadas na chamada, de modo a adaptá-la aos interesses e necessidades demonstradas. Cada uma das 11 áreas previstas pela chamada conta com um questionário que pode ser preenchido até ao próximo dia 3 de Junho.
Fonte: Edifícios e Energias
Saiba mais aqui