Site icon MCabrita

CARVÃO EM VIAS DE SER ULTRAPASSADO PELAS ENERGIAS RENOVÁVEIS NOS ESTADOS UNIDOS

Eólicas

Eólicas

O crescimento das energias solar e eólica tem vindo a aumentar a um ritmo tão rápido que, pela primeira vez, segundo as estimativas do Institute for Energy Economics and Financial Analysis (IEEFA), o carvão, que há muito domina a rede eléctrica nos Estados Unidos, deverá ser ultrapassado em 2021. 

O crescimento bem-sucedido da energia solar e eólica nos Estados Unidos tem sido inversamente proporcional ao colapso do carvão naquele país. Segundo PJ Deschenes, sócio do Greentech Capital Advisors, um banco de investimento dedicado à energia limpa, entrevistado pela estação televisiva CNN, o carvão está a perder força mais cedo do que o previsto, estando para breve o próximo capítulo da transição energética.

O chamado rei da rede eléctrica foi, durante décadas, o alicerce da indústria da energia nos Estados Unidos, mas uma combinação de factores, desde as preocupações ambientais, passando pela concorrência e o envelhecimento das centrais eléctricas, acabou por causar uma forte diminuição na sua utilização. O preço barato do gás natural foi também decisivo e o declínio do carvão começou a ser sentido no final da década passada, acabando por ser destronado pelo gás natural em 2016, segundo dados revelados pela US Energy Information Administration.

Saiba mais em aqui.

Exit mobile version