O crescimento das energias solar e eólica tem vindo a aumentar a um ritmo tão rápido que, pela primeira vez, segundo as estimativas do Institute for Energy Economics and Financial Analysis (IEEFA), o carvão, que há muito domina a rede eléctrica nos Estados Unidos, deverá ser ultrapassado em 2021.
O crescimento bem-sucedido da energia solar e eólica nos Estados Unidos tem sido inversamente proporcional ao colapso do carvão naquele país. Segundo PJ Deschenes, sócio do Greentech Capital Advisors, um banco de investimento dedicado à energia limpa, entrevistado pela estação televisiva CNN, o carvão está a perder força mais cedo do que o previsto, estando para breve o próximo capítulo da transição energética.
O chamado rei da rede eléctrica foi, durante décadas, o alicerce da indústria da energia nos Estados Unidos, mas uma combinação de factores, desde as preocupações ambientais, passando pela concorrência e o envelhecimento das centrais eléctricas, acabou por causar uma forte diminuição na sua utilização. O preço barato do gás natural foi também decisivo e o declínio do carvão começou a ser sentido no final da década passada, acabando por ser destronado pelo gás natural em 2016, segundo dados revelados pela US Energy Information Administration.
Saiba mais em aqui.