This is Photoshop's version of Lorem Ipsn gravida nibh vel velit auctor aliquet.Aenean sollicitudin, lorem quis bibendum auci elit consequat ipsutis sem nibh id elit. quis bibendum auci elit.
+ 01145928421 SUPPORT@ELATED-THEMES.COM

Blog

HomeArquitecturaArquitectura e o cinema de ficção científica

Arquitectura e o cinema de ficção científica

A casa futurista onde mesas e cadeiras pairam sobre o chão polido, onde portas se abrem automaticamente com um zumbido pressurizado, é predominantemente branca, reluzente e inundada de luz artificial. Este foi por defeito o estilo adoptado pelo cinema na última metade do século passado para ilustrar um futuro não tão distante. Os cenários exteriores são caracterizados por extraordinárias praças arqueadas, sobrepostas por pontes, que se perdem no horizonte apoiadas em estruturas tubulares de vidro por onde correm elevadores em atarefadas diligências. Este é um cliché cinematográfico que se tornou previsível e que dita que nada envelhece mais rápido que o futuro. É, no entanto, cada vez menos usado.

Outro tipo de casa recorrente no cinema de ficção científica inspira-se num olhar mais retrospectivo: desde arquitectura vitoriana (em filmes como os da saga de Harry Potter, que começou em 2001) passando pelas aldeias de tijolos de barro do deserto do Norte de África (de Stars Wars – A New Hope, de 1977) ou ainda uma espécie de art déco revivalista com contornos de arquitectura brutalista (presente em A Laranja Mecânica, de 1971).

Fonte: Público.
Saiba mais aqui.