This is Photoshop's version of Lorem Ipsn gravida nibh vel velit auctor aliquet.Aenean sollicitudin, lorem quis bibendum auci elit consequat ipsutis sem nibh id elit. quis bibendum auci elit.
+ 01145928421 SUPPORT@ELATED-THEMES.COM

Blog

HomeUncategorizedPortugal lidera projecto para digitalizar o sector eléctrico

Portugal lidera projecto para digitalizar o sector eléctrico

Portugal vai liderar o InterConnect, um projecto colaborativo a nível europeu e que surge com o objectivo de desenvolver soluções avançadas para a digitalização do sector eléctrico. A iniciativa, aprovada pela Comissão Europeia, e financiada sob a alçada do programa Horizonte 2020, terá um orçamento de 36 milhões de euros e contará com a coordenação do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC).

O InterConnect surgiu através de um concurso promovido pela Comissão Europeia, denominado “Digitising and transforming European industry and services (DT)”, subordinado ao tema ““Interoperable and smart homes and grids”, e recebeu três candidaturas, de três consórcios diferentes que mobilizaram 140 entidades diferentes, sendo que a proposta liderada pelo INESC TEC acabou por triunfar, depois de um grupo de peritos ter atribuído 14 pontos em 15 possíveis.

A parceria vencedora, que será a maior coordenada por uma entidade portuguesa na esfera dos programas quadro de investigação e inovação, tem o propósito de desenvolver soluções para o sistema eléctrico, tendo como base a “Internet das Coisas” (IoT), e integrando as várias soluções digitais, como inteligência artificial, Blockchain, Cloud, Big Data, entre outras, de modo a que seja possível efectivar uma verdadeira interligação entre os vários sistemas e a respectiva segurança/privacidade dos utilizadores, independentemente de serem residenciais ou de serviços. Assim, no fundo, o projeto pretende garantir que todos os aparelhos que possamos ter em casa e/ou na empresa onde nos encontramos sejam inteligentes, comunicando entre si através de uma plataforma que vai assegurando a gestão da carteira energética do imóvel.

O InterConnect tem início previsto para Outubro deste ano e irá durar até 2023. A iniciativa conta com a participação de 56 entidades de 11 países distintos. Em Portugal, para além do INESC TEC, participam a EDP Distribuição, a SONAE, a Domótica SGTA, e a Schneider Electric Portugal.

Fonte: Edifícios e Energia